Suzana Silva:Tecnologia na Física

Por meio de quais tecnologias está presente o estudo da física?
Com o passar dos anos a física tem ganhado um espaço cada vez maior no cenário das inovações tecnológicas, de modo que os conceitos, leis e princípios físicos têm possibilitado a inovação e criação de produtos mais sofisticados, personalizados, seguros e eficazes. É através da inserção da física na tecnologia que muitos produtos como, por exemplo, a identificação por meio da íris ou mesmo as inovações dos sistemas de alarme utilizados nas residências tem se disseminado e ganhado cada vez mais espaço no cotidiano. A física, como se sabe, é a ciência que faz estudo da natureza, buscando descrever e compreender os fenômenos que ocorrem nela. É por meio das compreensões, pesquisas, estudo dos princípios e leis que novos produtos têm surgido dia a pós dia com o intuito de facilitar os afazeres cotidianos das pessoas. Um exemplo disso são as casas “inteligentes” que empregam uma infinidade de princípios físicos que permitem ao dono maior comodidade. Nelas a comodidade é total, a começar pelo modo de entrar que não necessita de chaves. O proprietário entra por meio de uma identificação biométrica, a qual é feita por meio de traços biológicos característicos da pessoa, podendo ser as digitais, a íris ou até mesmo a voz da pessoa. No interior da casa é possível controlar remotamente a temperatura do ambiente, fazer controle da energia elétrica gasta na casa, alem de contar com um piso com coeficiente de atrito que evita os acidentes com as pessoas, principalmente as idosas. Outra evolução tecnológica que envolve princípios e leis da física e que é muito utilizada atualmente é o alarme, tanto residencial quanto o automotivo. Esses utilizam como princípio básico o detector de movimento que funciona através de ondas eletromagnéticas ou por meio de radiação infravermelha que o corpo humano emite. Essas evoluções tecnológicas parecem ser futurísticas, no entanto elas fazem parte de nosso cotidiano, uma vez que elas trazem conceitos, leis e princípios físicos que fundamentam o funcionamento. Assim, o estudo de física torna-se cada vez mais importante, pois possibilita a compreensão dos conceitos e a aplicação dos mesmos na contínua evolução tecnológica.

No futebol a Física está presente no contexto da copa do mundo de 2014 através das
tecnologias e também dos movimentos que visualizamos durante esse grande
campeonato que é a Copa do mundo de 2014. A física pode ser vista no futebol
facilmente, o principal exemplo é a bicicleta e o Voleio , a jogada mais acrobática
do esporte. Percebe-se que quando um jogador vai fazer a bicicleta, tenta fazer
com que a perna fique reta e que a bola seja atingida no pé. Esse movimento
pode ser chamado de "efeito alavanca", isto é, quanto mais longe do eixo de rotação
(onde o objeto gira, no caso, a coxa do atleta), mais eficiente é a força
aplicada na bola, fazendo o chute mais poderoso ainda. O formato da bola
é outro exemplo de física no futebol.
 





Eletricidade:
 É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos.  

Mecânica: 
É o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento
dos corpos. 
 

Movimento ondulatório:
É o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.

Calor: 
É o ramo que estuda os fenômenos térmicos.
Além de a física estar presente nos movimentos dos jogadores e no formato da bola, ela
está presente nos estádios de futebol que utilizam de painéis solares para absorver energia, que posteriormente será utilizada durante uma exibição no estádio. Este último fato ocorrerá em alguns estádios brasileiros, após a reforma visando a Copa do Mundo de 2014