Suzana Silva: Produtos Quimicos nos Alimentos


A verdade é que a qualidade dos alimentos piorou. Cada vez mais entendidos em matéria de agronomia e alimentação pensam que estes produtos alteram a qualidade dos alimentos, são incapazes de restaurar integralmente os solos e contribuem em grande escala para a poluição das águas, quando são arrastados pelas chuvas para os rios.Como os pesticidas, onde alguns deles são de composição à base de arsênico.Que forma um veneno certa parte deste veneno fica nos frutos e nos legumes, penetrando nos tecidos vegetais; outra vai para o solo. É talvez o inseticida mais universalmente empregado. Ora este veneno tenaz absorvemo-lo nós também juntamente com os legumes, os frutos, os cereais, o leite, a carne... Os inseticidas penetram na polpa dos vegetais e misturam-se na seiva. Ingeridos pelos animais, acumulam-se na sua gordura e voltam a encontrar-se nos produtos alimentares de origem animal.  Ao dosear-se a percentagem de veneno  existente em diversos produtos, nos EUA, encontraram-se:
    . 89/milhão na gordura de vaca,    . 65/milhão nos ovos
    . 500/milhão na gordura da galinha     . 12/milhão no leite.
    O Veneno absorvido pelas vacas na forragem é armazenado na gordura, sendo depois eliminado lentamente pelo leite durante meses. Também muitos dos animais destinados ao talho recebem uma alimentação química que lhes eleva rapidamente o peso. Entre esses produtos, utilizam-se antibióticos, sulfa Midas e, na criação industrial de aves de capoeira, hormônios femininas sintéticas.
Estes produtos não são destruídos pela cozedura e muitas desses hormônios vão dar origem às dioxinas, que são cancerígenas. os animais com alimentação à base de antibióticos constituem um sério perigo e, de qualquer modo, é certo já que o consumo da sua carne faz subir o teor de colesterol. Também no número extremamente elevado de aditivos (produtos químicos voluntariamente adicionados aos gêneros alimentícios), que ultrapassa um milhar, alguns são cancerígenos:
corantes,conservantes,inseticidas,agentes de descoloração, adocicantes, substâncias de revestimento, fermentos, leveduras em pó, acidificantes,essências sintéticas, etc.
Os produtos industrializados ocupam um grande espaço cada vez maior no mercado de alimentos. Eles são cada vez mais fáceis de abrir ,e já vem semiprontos. Além da praticidade os alimentos industrializados também possuem um prazo maior de validade que os produtos naturais, fazendo o uso de produtos industrializados tornando os  mais fáceis para o armazenamento.


 Lei de Agrotóxicos e Afins , de 11 de julho de 1989, estabelece que os agrotóxicos somente podem ser utilizados no país se forem registrados em órgão federal competente, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.
 No Brasil, é a Anvisa que estabelece o limite máximo de resíduos (LMR) e o intervalo de segurança de cada ingrediente ativo (IA) de agrotóxico para cada cultura agrícola.
Corantes
Tem a função de colorir os alimentos, fazendo com que os produto industrializados, tenham uma aparência mais parecida com os produtos naturais e mais agradáveis, aos olhos dos consumidores. Eles são comuns, já que a cor e a aparência tem um papel importantíssimo na aceitação dos produtos pelo consumidor. Tais como um refrigerante de sabor laranja sem corantes ficaria com a mesma aparência da água pura com gás, o que faria com que parecesse mais artificial, dificultando a sua venda. Para alguns é inaceitável que uma bebida com o sabor de laranja e com a cor de laranjada é muito mais agradável de beber do que uma bebida incolor com o gosto natural da laranja. Os corantes são encontrados na grande maioria dos produtos industrializados, com as massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas e gelatinas...
Aromatizantes
Tem por uma função dar o gosto e o cheiro aos alimentos das fabricas, aumentando o sabor e o cheiro. Também como os corante, os aromatizantes também fazem com que os alimentos industrializados  se pareçam mais com os produtos naturais,isso e necessário na aceitação do produto pelo consumidor.Muitos alimentos não possuem em sua composição as frutas que as embalagens anunciam, mais apenas aromatizantes que lhes imitam o sabor e o aroma. Onde são encontrados em sopa, carnes enlatadas,biscoitos, etc.
Conservantes
Ao contrário dos corante e dos aromatizantes, pois eles possuem a função de fazer com que os produtos industrializados pareça, ser o que na realidade não são, fazer ele parecerem naturais.Sua função e evitar a ação dos micro-organismos q eu agem na deterioração dos alimentos, fazendo com que eles durem mais tempos sem estragar. É possível reconhecer o uso de conservantes na composição dos produtos lendo as letrinhas nos rótulos das embalagens.
Antioxidantes
Como os conservantes, os antioxidantes procuram manter os alimentos em boas condições de consumo por muito mais tempo. Eles tem sua principal aplicação em óleos e gorduras, impedindo ou retardando sua deterioração, evitando a formação de ranço por algum processo de oxidação, podem ser encontrados no Leite em pó instantâneo, leite de coco, produtos de cacau....
Estabilizantes
São utilizados para manter a aparência dos produtos, tendo como principal função estabilizar as proteínas doa alimentos.
aditivos alimentares
Os aditivos alimentares são largamente utilizados pela indústria alimentícia. N pratica isso significa que ele pode controlar o consumo de alimentos industrializados, mudando sempre a dieta. Já que o consumidor eliminará o risco de estar acumulando altos novéis de uma determinada substância química no organismo .

1- Corantes Sintéticos e Naturais

TIPO DE CORANTE
NÚMERO DO INS
ALIMENTOS UTILIZADOS
Amarelo
INS 101 i
Queijos processados
Verde
INS 140 i
Gorduras, óleos, vegetais enlatados
Preto
INS 153
Geléias, Gelatinas
Amarelo laranja
INS 160 ii
Margarinas, Bolos
Amarelo
INS 102
Bebidas não-alcoolicas
Amarelo
INS 110
Bebidas de Laranja(liquida ou pó)
Vermelho
INS 123
Produtos de Groselha, Bebidas de Morango, Uva
Vermelho
INS 127
Cerejas em Caldas
Azul
INS 132
Gelatinas, Molho, Refrescos de Uva
Verde
INS 143
Ervilhas enlatadas, Flan, Geléias e Gelatinas


2- Conservantes

CONSERVANTE
NÚMERO DO INS
ALIMENTOS UTILIZADOS
Ácido Ascórbico
INS 300
Queijo. Iogurte, Bebidas não alcoolicas
Ácido Acético
INS 260
Picles, Molhos, Legumes em conservas
Ácido Lático
INS 270
Fermento em Pó, Maionses, Margarinas
Ácido Propiónico
INS 280
Margarinas, Doces, Farinhas
Benzoato de Sódio
INS 210
Pães, Farinhas, Doces, Condimentos Preparado
Dióixido de Enxofre
INS 220
Bebidas não alcoolicas, picles, Derivados de Frutas
Nitritos
INS 249 e 250
Carnes Curadas e Cozidas e produtos de Carnes
Nitrato de Sódio
INS 251
Bacon, Presunto, Queijos(não cheddar)
Nitrato de Potássio
INS 249
Bacon, Presunto
Sorbato de Potássio
INS 202
Molhos Cremosos, Condimentos e Pastas Alimentícias


3- Antioxidantes

ANTIOXIDANTES
NÚMERO DO INS
ALIMENTOS UTILIZADOS
Ácido Ascórbico(Vit.C)
INS 300
Bebidas não alcoolicas, Leite em Pó, Sucos de Frutas
Tocoferol (Vit. E)
INS 307
Óleos Vegetais em geral
Galatos
INS 310,311 e 312
Margarinas, Gorduras Vegetais, Óleos Vegetais
BHA
INS 320
Margarinas, Bolos, Tortas e Pães
BHT
INS 321
Torradas, Margarinas, Óleos Vegetais e Gorduras


4- Emulsificantes e Estabilizantes

EMULSIFICANTES
ESTABILIZANTES
NÚMERO DO INS
ALIMENTOS UTILIZADOS
Leticinas
INS 322
Chocolates, Margarinas
Ácido Cítrico
INS 330
Picles, Laticínios, Bolos, Refrigerantes, Xaropes de Frutas
Ácido Tartárico
INS 334
Fermento em Pó
Ácido Algínico
INS 400
Sorvetes, Sobremesas instantâneas, Flans
Gomas
INS 414 e 415
Sorvetes, Sopas, Doces, Geléias
Fosfatos
INS 341 iii
Creme de Leite, Pós para mistura cremosa, Refrescos em Pó, Massas Alimentícias, Biscoitos
Ágar
INS 406
Presunto Enlatado, Sorvetes
Nitrato de Sódio
INS 251
Bacon, Presunto, Queijos(não cheddar)
Pectina
INS 440
Sorvetes, Sopas, Doces, Molhos Cremosos


5- Adoçantes e 
Edulcorantes

       Tem sido propostas várias classificações para educorantes e adoçantes, baseadas em sua origem e valor calórico. O Codex Alimentarius classificaram os mesmos em dois grupos:

(A) Educorantes intensos ou não nutritivos - que fornecem somente doçura acentuada, não desempenham nenhuma outra função no produto final, são poucos calóricos ou efetivamente não calóricos e são sutilizados em quantidades muito pequena.

(B) Adoçantes de corpo - que fornecem energia e textura aos alimentos, geralmente contém o mesmo valor calórico dos açúcar, e são utilizados em quantidades maiores no produto final.

      Os adoçantes calóricos acrescentam energia à dieta e incluem o manitol, o sorbitol, o xilitol e xarope de glicose hidrogenada. Os adoçantes não-calóricos são adoçantes sintéticos e incluem o acessulfame de potássio, o aspartame, a sacarina, o ciclamato de sódio e a taumatina. Sucrose, glicose, frutose e lactose são todos classificados como alimentos e não como adoçantes ou aditivos.
         As características dos educorantes mais utilizados são as seguintes:

EDULCORANTES
PODER ADOÇANTE
EM RELAÇÃO AO AÇÚCAR
Sacarina
500 vezes mais doçe
Ciclamato de Sódio
30 vezes mais doçe
Aspartame
200 vezes mais doçe
Acessulfame k (de potássio)
200 vezes mais doçe
Steviosídeo
300 vezes mais doçe
Sucralose
600 vezes mais doçe


Produto

Aditivos Possíveis

Principal Risco
Dicas
Gelatinas, Balas e Doces
Acidulante, aromatizante e corantes artificiais
Corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar aos danos digestivos, metabólicos e até neurológicos. Uma substituição são os doces e caramelos caseiros. Além de gelatina de folha, transparente. Que é enriquecida com suco natural de frutas.
Hambúrguer
Antioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçados do sabor.
Monossódico um reforçador de sabor já alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica sobre isso. Quando possível, troque o Hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.
Pudins e Iogurtes
Espessaste, aromatizante, acidulante, conservante e corante.
Nestes produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas. Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.
Salsicha
Antioxidante e realça-dor de sabor
Conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos.              Não se assuste achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável. Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.